Carnaval de Salvador: as melhores músicas dos últimos 20 anos

Foto: Site Troféu Dodô & Osmar

Gustavo Maia - Do NE10/Bahia
http://ne10.uol.com.br/canal/carnaval-2012/bahia/noticia/2012/02/15/carnaval-de-salvador-as-melhores-musicas-dos-ultimos-20-anos-327139.php

A cada ano, o Carnaval de Salvador é invadido por uma enxurrada de novas músicas. Os ritmos, dos mais variados: axé music, pagode, samba-reggae, afoxé, e até o novíssimo "Black Semba", que estourou na cidade em 2011. Objetivo, um só: conquistar o folião que chega ou permanece na capital baiana, louco para "tirar o pé do chão". Mas no meio da profusão de canções feitas para animar a multidão, sempre há uma que destaca das outras. Que cai na boca do povo e se torna o grande hit-chiclete do Carnaval. E acaba sendo replicada à exaustão por quem comanda os trios elétricos que desfilam na capital baiana.

Desde 1992, as músicas que alcançam esse status são premiadas com o Troféu Dodô e Osmar, a partir de aferição do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) durante os dias de folia. O prêmio é promovido pelo grupo de comunicação A Tarde, que tem sede em Salvador. Em todos esses anos, algumas bandas e cantores que ganharam a premiação se destacaram e se afirmaram como grandes nomes da música baiana.

Ao analisar a lista, no entanto, é curioso perceber que nenhum intérprete conseguiu conquistar o prêmio de melhor canção mais de duas vezes. Alcançaram esta marca as bandas Chiclete com Banana (com "Cabelo Raspadinho", em 2000 e "Diga que valeu", em 2002), Asa de Águia ("Dança do Vampiro", em 1999, e "Quebra aê"), Olodum ("Berimbau", em 1993, e "Requebra", em 1994) e Timbalada ("Margarida perfumada", em 1996, e "A latinha", em 1998); e as cantoras Ivete Sangalo ("Festa", em 2002, e "Cadê Dalila", em 2009) e Daniela Mercury ("Rapunzel", em 1997, e "Maimbê Dandá", em 2004).

CARLINHOS - Na disputa entre os compositores, no entanto, não há páreo para o multi-instrumentista e cantor Carlinhos Brown, dono de seis das 21 músicas premiadas desde 1992 - isso porque em 2002 houve empate técnico entre duas canções. Ele ganhou pela primeira vez em 1996, com a música "Margarida Perfumada", interpretada pela Timbalada, e composta em parceria com Cícero Menezes.

Nos dois anos seguintes, juntamente com Alain Tavares, compôs as ganhadoras "Rapunzel" e "A latinha", interpretadas por Daniela Mercury e pela Timbalada, respectivamente. A dupla voltaria a ganhar em 2009, com "Cadê Dalila", cantada por Ivete Sangalo. Sozinho, ele fez "Dandalunda", sucesso de 2003 na voz de Margareth Menezes. Em 2004, a vencedora foi "Maimbê Dandá", dele e de Mateus, e interpretada por Daniela Mercury.

PRÊMIO - Nessas duas décadas, o Troféu Dodô & Osmar premiou artistas e blocos em mais de dez categorias, entre elas Melhor Instrumentista, Melhor Projeto Visual de Trio, Melhor Cantor/Cantora, Melhor Bloco Afro, Melhor Produção do Artista, Melhor Puxador de Bloco e Melhor Música (Hit do Carnaval), que permanecem desde as primeiras edições.

Nos últimos anos, novas categorias foram incorporadas, como Melhor Banda de Pagode, em 2003, e Camarote Mais Bonito/Mais Animado, em 2007. Houve também uma substituição, esta bastante simbólica: a Melhor "Mortalha", que deu lugar ao Abadá Mais Bonito.

2012 - Para este ano, não faltam candidatas ao prémio de melhor canção. Ivete Sangalo vai tentar emplacar sua "Qui belê", cujo refrão repete o título diversas vezes, acompanhada de "te beijar" e "te amar". Já a "rival" Cl"Dia da Farra e do Beijo"

Confira a lista das músicas ganhadoras desde 1992:

1992: Baianidade Nagô (Interpretada por: Banda Mel / Autor: Evany)

REFRÃO:
Eu vou, atrás do trio elétrico, vou
Dançar ao negro toque do agogô
Curtindo minha baianidade nagô
Eu queria que essa fentasia fosse eterna
Quem sabe um dia a paz vence a guerra
E viver será só festejar

1993: Berimbau (Interpretada por: Olodum / Autores: Marquinhos, Pierre Onassis e Germano Meneguel)
1994: Requebra (Interpretada por: Olodum / Autores: Nego, Pierre Onassis)
1995: Ara Ketu é Bom Demais (Interpretada por: Ara Ketu / Autoria: Dinha)
1996: Margarida Perfumada (Interpretada por: Timbalada / Autores: Cícero Menezes e Carlinhos Brown)
1997: Rapunzel (Interpretada por: Daniela Mercury / Autores: Alain Tavares e Carlinhos Brown)
1998: A Latinha (Interpretada por: Timbalada / Autores: Alain Tavares e Carlinhos Brown)
1999: Dança do Vampiro (Interpretada por: Asa de Águia / Autor: Durval Lelys)
2000: Cabelo Raspadinho (Interpretada por: Chiclete com Banana / Autoria: Tenison Del Rey e Edu Casanova)
2001: Bate Lata (Interpretada por: Banda Beijo / Autoria: Gal Sales, Ivan Brasil e Fábio Nolasco)
2002: Empate técnico entre as canções "Festa" (Interpretada por: Ivete Sangalo / Autoria: Anderson Cunha) e "Diga Que Valeu"(Interpretada por: Chiclete com Banana / Autoria: Fredson)
2003: Dandalunda (Interpretada por: Margareth Menezes / Autoria: Carlinhos Brown)
2004: Maimbê Dandá (Interpretada por: Daniela Mercury / Autoria: Carlinhos Brown / Mateus)
2005: Coração (Interpretada por: Rapazolla / Autoria: Dorgival Dantas)
2006: Café com Pão (Interpretada por: Vixi Mainha / Autoria: Jauperi)
2007: Quebra aê (Intepretada por: Asa de Águia / Autor: Durval Lelys)
2008: Mulher Brasileira (Toda Boa) (Interpretada por: Psirico)
2009: Cadê Dalila (Interpretada por: Ivete Sangalo / Autores: Carlinhos Brown e Alain Tavares)
2010: Rebolation (Interpretada por: Parangolé / Autores: Leo Santana e Nenel)
2011: Liga da Justiça (Interpretada por: Levanoiz /Autor: Marcio Victor)

Fonte: Troféu Dodô e Osmar / Grupo A Tarde

Comentários