A grande novidade: Asa TV Net


Pois bem, acessei o novo site do Asa e assisti à programação de vídeos disponível por lá. Já vou começar escrevendo as minhas impressões sobre a nova versão da Asa Tv Net e adianto que as primeiras impressões são as melhores.

Criar uma grade de programação com programas específicos para serem assistidos sob demanda, além das já consagradas transmissões ao vivo foi uma iniciativa fantástica.

Vídeos sob demanda são aqueles preparados e disponibilizados na web para serem assistidos a qualquer momento. Comparando com a televisão tradicional é o equivalente aos programas gravados.

E por que é fantástico? Basta você tomar como análise o Youtube. O projeto de uma das maiores redes sociais do mundo é justamente a disponibilização de vídeos sob demanda. E isso era uma coisa que eu sentia falta no site do Asa (sentia é passado, já não sinto mais!)

O diferencial da coisa toda, e o que me deixou bem feliz, é que a galera criou uma grade de programas temáticos assim como acontece na televisão.

Na verdade a Asa Tv Net é um canal de televisão para a web. Essa iniciativa é ótima porque permite que exista a elaboração de roteiros específicos e uma produção prévia. Tudo que está ali publicado foi pensado, estudado, produzido, gravado, editado e finalizado, o que gera um produto final redondinho pra gente que é fã. As dificuldades normais de uma transmissão ao vivo não existem neste formato, ou pelo menos podem ser mais facilmente controladas. E olhe que eu sei bem como é um programa ao vivo porque já trabalhei em um.

O bom de funcionar como um canal é que novos programas poderão ser criados como base na expectativa do público (que somos nós: os fãs). E toda a produção vai ser feita da forma como tem que ser, no tempo certo e com qualidade. Tem coisa melhor do que isso?

Outra coisa que me agradou (E MUITO!) foi a escolha do Youtube como ferramenta de suporte. Além de ter a credibilidade das ferramentas do Google, o Youtube possibilita uma infinidade de formas de interação, integração e disseminação na web. Resumindo, o espectador vai poder, além de assistir, enviar os programas para os amigos, publicar em seu site, criar uma lista de reprodução, acessar do celular, se inscrever no canal, compartilhar nas redes sociais e por aí vai... Decisão das mais acertadas! Não vejo a hora da galera começar a pensar em virais do Asa na web.

Tá muito conversa de faculdade este post não é? Para não começar a ficar chato eu vou parar a análise da "ferramenta" por aqui e vou seguir com as minhas impressões sobre o conteúdo!

O conteúdo já disponível traz sete programas e o já "sucessão" Asa Live Stream (que dispensa comentários). De todos, o que mais gostei foi o Asa Arquivo. Quem acompanha o blog sabe o quanto eu considero importante a memória histórica do Asa. Eu mesma tenho um arquivo imenso e não me desfaço dele por nada. E o material que tá no ar é dos mais divertidos. Eu vi os strips de Durval no palco, vivi isso. Assistir depois de anos não tem preço!


Uma coisa que muito fã pedia era para saber mais sobre os ensaios da banda, os bastidores e toda essa parte de making off. Pois bem, ninguém vai pedir mais porque tá tudo lá. E de quebra tem um programa exclusivo chamado Conversa Afinada, com quem? Durval !!! E o mote é fazer Durval responder às perguntas dos fãs. E qualquer fã pode enviar sua pergunta em vídeo!

Eu poderia ficar a semana inteira aqui escrevendo sobre cada um dos programas, só que agora eu vou parar porque o que eu quero mesmo e terminar de assistir a todos os programas. Vai lá tb: http://www.asadeaguia.com.br/asaNet_tv.aspx

Abçs!
Kakau

Comentários

Karla Vidal disse…
E a fala do Babá tá uma gracinha!