Fã-clube segue iniciativa de Durval Lelis e planta trinta árvores em São Luis


Os integrantes do fã clube do Asa de Águia aqui em São Luis, Loucos pelo Asa e Sociedade Asa, aproveitando o tema “Reciclável” lançado por Durval Lelis e a Banda Asa de Águia no Carnaval de Salvador deste ano, que junto com a Fundação SOS Mata Atlântica desenvolveram uma campanha em prol do meio ambiente, com o intuito de minimizar os efeitos do aquecimento global com a emissão de gás carbônico pelo maior símbolo da folia, o trio elétrico, vão promover nesta sexta-feira (03) uma ação social com cerca de 15 participantes, entre eles estudantes do Curso de Agronomia da Universidade Estadual do Maranhão.

A iniciativa foi lançada por ocasião do show que o Asa de Águia fará no sábado em São Luis no Cais da Alegria, no evento CocoBambu Folia, em que os fãs vão plantar nesta sexta-feira, dia 03, às 8h30, 30 mudas de eucalipto na área do Laboratório de Solos, localizado no Campus da Uema (Cidade Universitária Paulo VI), e terá a presença do sócio-diretor do Marafolia, Walfredo Dantas . Em Salvador, a campanha plantou 300 árvores em áreas de restauração da Mata Atlântica. Números apontarem a necessidade de repor à natureza um número inferior a 50 mudas. Esse total é o equivalente a seis carnavais.

Os cálculos da neutralização de carbono para os seis dias de Folia de Momo na capital baiana foram realizados pelo Instituto Totum, por meio de dados de consumo sobre energia elétrica, transporte, utilização de geradores e lixo produzidos pelo trio. O grupo Asa de Águia é a primeira banda de axé a receber o selo “Plantamos Árvores”, concedido pela instituição em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, que autentica o desenvolvimento do projeto.

A ação no Carnaval de Salvador faz parte no Programa Florestas do Futuro da SOS Mata Atlântica, que realiza o plantio com mudas nativas, privilegiando regiões de mata ciliar, às margens dos rios. Todo o processo é de responsabilidade da ONG, que contata proprietários de terra, viveiros de mudas nativas, realiza e acompanha a plantação por cinco anos.

De acordo com o líder da banda Asa de Águia, Durval Lelys, a compensação é fundamental para um Carnaval sustentável. “Os recursos naturais são finitos e precisamos fazer a nossa parte. O Reiciclável tem justamente esse papel de levar para a maior festa popular do mundo a conscientização ambiental. Vamos reciclar o amor, vamos reciclar a vida, vamos reciclar o lixo e vamos reciclar o carbono. Folia e sustentabilidade tem tudo a ver”, ressaltou Lelys ao resgatar o seu mais novo personagem da festa carnavalesca, que é o porta-voz do desenvolvimento sustentável na avenida.

Atitude sustentável - As iniciativas voltadas para a preservação ambiental da banda Asa de Águia no Carnaval 2011 não param por aí. Para compor o personagem, ele usou durante os dias de folia em Salvador, um figurino com toda pompa de Rei, mas sem as extravagâncias de quem comanda o seu reinado. O look é composto por tecido e materiais recicláveis, como lacres de garrafa, palito de sorvete, copo plástico de café, caixa de fósforos, entre outros. O destaque vai para a coroa, símbolo maior da majestade, criada totalmente com garrafa pet.

Quem assina o modelito é a renomada estilista Valéria Kaveski, que, além de ser consagrada no mercado de moda da Bahia, tem uma filosofia de trabalho voltada para uma moda ambientalmente sustentável. “Estamos misturando criatividade e consciência ambiental que é um casamento perfeito, principalmente, para a moda”, destacou Kaveski.

Fonte: http://www.marafolia.com/2011/6/3/fa-clube-segue-iniciativa-de-durval-lelis-e-planta-trinta-arvores-em-sao-luis-407.htm

Comentários