
O Dia da Árvore não tem muito para ser comemorado no Brasil. Dados do Ministério do Meio Ambiente e Ibama mostram que 86% da extração de madeira no País ocorre de forma irregular. Além disso, mais de 90% da madeira vendida em terras brasileiras degrada, de alguma maneira, o meio ambiente, já que é a principal matéria-prima para a produção de móveis e papeis. “Por isso, mais do que nunca, é preciso disseminar a consciência ambiental entre a população”, afirmou Durval Lelys, que, além de cantor da banda Asa de Águia é arquiteto formado pela Universidade Federal da Bahia e desenvolve projetos em prol da natureza.
Ele destaca que é possível consumir de forma sustentável, suprindo as necessidades de hoje sem prejudicar as futuras gerações. “O consumidor deve fazer a sua parte e exigir na hora da compra o selo que certifica a origem do produto, ou seja, se a madeira foi extraída de forma regular, sem impactos ambientais”, declarou Lelys.
Em 2008, Durvalino lançou móveis de sua criação elaborados com madeira reciclável, oriunda de reflorestamento, sobras de construções e madeiras certificadas. As peças criadas por Durval integram três linhas de móveis que receberam nomes de algumas de suas músicas: Cocobambu, Gladiador e Padang. As linhas são produzidas em parceria com a Garimpo do Brasil, entidade engajada com as questões ambientais.
O cantor fez questão de decorar a sua casa com os móveis. “Muito mais do que utilidade, eles reforçam no meu ambiente a importância da natureza e da relação intrínseca que temos com ela. Isso deve ser preservado”, destacou Lelys.A linha fez tanto sucesso que já alçou novos voos. Os móveis também podem ser apreciados no primeiro restaurante tailandês de Fortaleza, Malai Thai Fusion. O proprietário Antônio Andrade aprovou o trabalho desenvolvido por Durval e nomeou o espaço como Lounge By Lelys.
EM TEMPO: Para conhecer mais dos móvies criados por Durval visite o site da Garimpo do Brasil.
Comentários