Gil lança música inspirada em Vale Night

Gilberto Gil arma "arraiá" gratuito no Rio

Cantor se apresenta, com convidados, neste sábado (29) na Quinta da Boa Vista
Do R7, no Rio



Beti Niemeyer/DivulgaçãoFoto por Beti Niemeyer/Divulgação


O cantor Gilberto Gil, que fará show gratuito neste sábado (26) na zona norte do Rio.

Gilberto Gil, desde criança, é apaixonado por festas juninas. As músicas, as danças, as comidinhas típicas e as brincadeiras de um "arraiá", diz ele, sempre o influenciaram. Na vida e em sua obra. Ainda mais agora, com o lançamento do CD Fé na Festa, inteiramente com repertório junino.

O primeiro show do novo álbum acontece neste sábado, no Rio, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, zona norte da cidade, no projeto São João Carioca. Gil armará um arraial - gratuito - com tudo a que tem direito. Haverá quadrilha, barraquinhas de comida típica e muita música.

A programação começa às 14h, com brincadeiras para crianças comandadas pelo Tio Carlos. Às 17h, acontece show com o repentista Bule Bule. Uma hora depois, chega a vez do sanfoneiro Targino Gondim, famoso pelo sucesso Esperando na Janela. Às 19h, a atração é o DJ Rodrigo Penna, da festa-sensação Bailinho. A grande atração, Gilberto Gil, sobe ao palco às 20h.

O show reunirá grandes nomes da MPB, como Alcione, Gal Costa, Mart'nália, Preta Gil, Vanessa da Mata e Zeca Pagodinho. Gil apresentará músicas do novo disco, mas não vai se esquecer de clássicos do gênero, como Eu Só Quero Um Xodó e Festa do Interior, ambos de Luiz Gonzaga.

A banda de Gilberto Gil é sua velha companheira de estrada, com Arthur Maia (baixo), Sergio Chiavazzolli (guitarras), Jorge Gomes (zabumba) e Gustavo de Dalva (percussão). Para este show, Gil também contará com a presença da sanfona de Toninho Ferragutti e do violino de Nicolas Krassik, instrumentos essenciais ao gênero.

Fé na Festa

O novo CD de Gil traz 13 músicas que passeiam pelo rico e animado mundo dos ritmos nordestinos. São baiões, forrós, xotes e xaxados. Nove são inéditas. Quatro são regravações, das quais três não são composições de Gil. São elas: Aprendi com o Rei, homenagem de João Silva ao rei do baião, Luiz Gonzaga, que é compositor, ao lado de Zé Dantas, de A Dança da Moda, e Maria Minha, de Targino Gondim e Eliezer Selton. A única regravação autoral é Norte da Saudade, presente no álbum Refavela, de 1977, que ganhou novos arranjos para este trabalho.

Gil também se inspirou no Carnaval da Bahia para compor uma canção, O Livre Atirador e a Pegadora. A faixa foi inspirada em Vale Night, do Asa de Águia, que fez enorme sucesso na folia de 2010. Será a primeira música de trabalho.

O álbum traz também a primeira parceria de Gil com Vanessa da Mata, Lá Vem Ela, e uma música feita com Nando Cordel, São João Carioca.

Comentários