Durval Lelys: Talento múltiplo

Arquiteto por formação, vocalista do Asa de Águia abre a casa que ajudou a projetar na Bahia e onde vive com a mulher e os dois filhos


Por Danile Rebouças

De bermuda, bem à vontade, e rodeado pelos filhos, o cantor e compositor Durval Lelys, 45 anos, vocalista da banda Asa de Águia, recebeu a reportagem de CONTIGO! em sua casa no Condomínio Busca Vida, na região metropolitana de Salvador. A residência ampla e ensolarada é um projeto conjunto dele com o arquiteto Davi Bastos. Conjunto? Isso mesmo, Lelys é arquiteto de formação. Em 1986, ele concluiu o curso de arquitetura na UFBA (Universidade Federal da Bahia) e chegou a estagiar na área. Mas a música, que era um hobby, foi ganhando espaço - do bloco de Carnaval Pinel até o Asa de Águia, que começou como uma banda de rock - e virou profissão.

Design próprio

Foi a vez de a arquitetura transformar-se em hobby. Na casa baiana, que valoriza o conceito de sustentabilidade, os móveis também foram desenhados por Durval. As peças foram feitas com o eucalipto que sobrou da construção do telhado. ''Quando vi tanta madeira sobrando tive a idéia dos móveis'', conta o músico, que trabalha em parceria com a empresa Garimpo do Brasil, que fabrica as peças. Agora, vai começar a exportar os móveis para uma empresa canadense. ''Faço tudo com o eucalipto, que é uma madeira ecologicamente correta.''

Tantas atividades não tiram o cantor de sua prioridade atual: o tempo ao lado da mulher, Thiara Tavares, 30, e dos filhos, Luma, 3, e Luca Bob, 8 meses. Nos últimos cinco anos, ele reduziu o número de shows, que hoje chegam a, no máximo, 100 por ano. O casal se conheceu durante o Carnaval. Thiara morava em Brasília e estava em Salvador para acompanhar a apresentação do Asa de Águia, quando conheceu Durval Lelys na praia. ''Após quatro anos de ele muito insistir, começamos a namorar. Hoje estamos casados há cinco e com uma família linda. Ele é muito brincalhão e gaiato. Foi assim que me conquistou'', afirma ela.

Tempo para os filhos

Em casa, o músico adora brincar com os filhos. Então, é hora de sentar no chão, pintar o rosto com tinta e tocar violão para as crianças. ''Amo os meus filhos. Quando fico longe deles, sinto muita saudade. Quero vê-los, brincar e estar com eles'', diz o músico. ''Acho que até os 5 anos, quanto mais os pais estiverem com os filhos, melhor. A formação da personalidade começa cedo e é importante haver esse acompanhamento mais de perto'', completa.

Nome bem pensado

Quando a logística do show permite e o clima da cidade é mais quente, Durval costuma levar a família junto. Luma já participou de alguns shows. ''Ela tem um dote artístico grande, mas é um pouco introvertida até dominar a situação, depois se solta. Vai ser artista'', opina o pai. Sobre o caçula, o músico explica a escolha do nome: ''É para ele ter mais opções. Se for artista ou jogador de futebol, pode assinar Bob Lelys. Já se for engenheiro ou empresário ou se seguir uma carreira mais séria, usará Luca Tavares.''

Esse não é o único plano que ele faz para quando os filhos crescerem: ''Vou voltar a namorar minha mulher! Somos marinheiros de primeira viagem com os filhos e temos de nos dedicar agora''.

Ioga para curar

Fotos: Sergio Zalis

Os filhos vieram em um momento mais relax na vida de Durval, quando ele passou a se dedicar à ioga. Depois de descobrir que sofria de um problema gástrico provocado pela ansiedade, o músico aceitou a indicação de um amigo e foi procurar o personal Marcos Aquino. ''Minha vida mudou. Em 15 dias de prática, já senti mudanças: deixei de ter enxaqueca, dores de coluna e refluxo. Aliei a ioga com as práticas musculares de natação e ciclismo. Hoje, faço um show mais tranquilo'', revela.

A partir de então, ele faz no máximo dois shows por fim de semana e viaja de jatinho para retornar para casa no mesmo dia. Durante a semana, fica em Salvador, onde se dedica à música em um estúdio próprio, o Groove Estúdio. ''Sempre estou lá, gravando ou tocando. De segunda a sexta-feira, é sagrado'', afirma enquanto comemora o sucesso do DVD 20 Anos do Asa, disco duplo de platina.

Conteúdo publicado na edição 1760

Comentários