Durval entre os tops dos direitos autorais no Brasil

Foto: Lunae Parracho

Titulares de direitos autorais receberam R$ 271 milhões em 2008
Blog do Autor | 09/06/2009 16:46

Os titulares de direitos autorais foram beneficiados por um aumento de 8,38% nos valores distribuídos pelo Ecad - Escritório Central de Arrecadação e Distribuição - em 2008, em comparação com o ano anterior. Foram R$ 271 milhões, que beneficiaram 73,7 mil titulares, entre autores, intérpretes, músicos, editores, produtores fonográficos, entre outros. A música brasileira continua tendo destaque, já que 73% das obras musicais contempladas foram nacionais e 27% estrangeiras. Entre 2000 e 2008, a distribuição dos direitos autorais deu um salto de 222%.

Alguns segmentos apresentaram significativo aumento nos valores distribuídos: Shows e Eventos (25,65%); Emissoras de Rádio (13,95%), Música ao Vivo (9,86%) e Direitos Gerais (sonorização ambiental) com 26,82%.

O crescimento do segmento de Shows e Eventos deve-se à maior abrangência de captação de shows feita pelo Ecad, em especial, no interior do país, além de um incremento de shows nas agendas dos artistas nacionais para compensar o avanço da pirataria de CDs e DVDs e, também, ao número expressivo de atrações internacionais que se apresentaram no Brasil no ano que passou.

Entre os titulares com maior rendimento no segmento de shows está Vitor Chaves, seguido por Sting, Durval Lelys (do grupo Asa de Águia), Herbert Vianna e Mano Goes (do grupo Jammil e Uma Noites). Já nas rádios, Vanessa da Matta e Ben Harper lideram o ranking das músicas mais executadas com "Boa Sorte". Em seguida, estão Alicia Keys ("No One"), Danni Carlos ("Coisas Que Eu Sei"), James Blunt ("Same Mistake") e D' Black ("Sem Ar").

Fonte: http://www.sidneyrezende.com/

Comentários