Entrevista - Asa de Águia mexe com a vida dos foliões


Asa de Águia mexe com a vida dos foliões

Em 20 anos de carreira o Asa de Águia já mexeu coma vida de muita gente. Já formou muito casal de namorado, já viu muito namoro acabar, já fez a alegria de muita gente, já divertiu pessoas de todas as idades e entrou para o seleto grupo de estrelas da música brasileira.

Durval Lélys e companhia formam o grupo baiano de maior estabilidade na estrada do sucesso, desde o inicio da carreira o grupo obtém sucesso em todos os seus discos e possui um fato raro é um dos poucos grupos que até hoje não trocou de vocalista.

Para comemorar uma trajetória de sucesso, marcada pelo fato de a banda ser uma das melhores musicalmente, o Asa de Águia lançou o CD/DVD Asa 20 Anos Turnê Comemorativa, álbum que traz os maiores hits da carreira do Asa.

O grupo formado por Druval (vocal), Levi (baixo), Radi (bateria), Ricardo Ferraro (teclados) e Bajara (percussão) também e reposnsável por alguns trios da Bahia como o disputadíssimo CocoBambu

Além da qualidade musical insuperável na axé music, o Asa de Águia também desponta pela criatividade de seu vocalista, Durval sempre inova e surpreende o público com seus personagem inusitados, como "O Deputado das Praias", "Nero", "Homem Cibernético", e "Pit Bull". Lélys criava esses personagens na intenção de preservar a vida que levava como funcionário do extinto, Banco Econômico.

Mas quem pensa que a vida dos caras está restrita as Micaretas brasileiras, se engana, o Asa já "arreou" em outras praias como O Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, em 1995, o Brazilian Day, em Nova York e o Festival Brasil, em Tóquio, ambos em 2007, Ou seja O Inter Asa trabalha tanto quanto A Trivela, Me Abraça, Bloco oficial do Asa, e o Cocobambu, que este ano comemora 15 carnavais.

Para o carnaval 2009 o Asa promete sacudir Salvador com seu novo Trio, batizado de Fênix, além disso, Conhecido por incorporar personagens irreverentes a cada Carnaval, Durval Lelys já definiu a sua faceta para a folia momesca de 2009: Zombalino, o rei da kizomba - que significa festa. A inspiração do novo personagem vem do ritmo afro-pop, da herança afro e da própria mistura musical e cultural entre África e Bahia, tão visível durante o Carnaval. De acordo com Durval, a idéia surgiu a partir de uma conversa com o artista plástico Alberto Pita, do Cortejo Afro, que sugeriu que ele homenageasse a força da África na Bahia através de seu personagem.

"No Me Abraça, nosso bloco oficial, as Zombalinas curtirão comigo no Reino da Folia: o 'império Zombalê'", brinca Durval, que na carona do personagem, lançará o novo hit "Kizomba".

Para saber mais sobre a produção das comemorações e sobre as surpresas que estão vindo para o Carnval 2009 o Portal Visto Livre foi conversar com Durval Lélys para saber das novidades do Asa, veja abaixo:

Visto Livre: Como foi fazer a turnê dos 20 anos de carreira?
Durval Lelys: Melhor impossível! Casa lotada em todos os shows, a energia contagiante dos fãs que estavam sendo registrados no grande evento, a história verdadeira contada por todos!

Visto Livre: Qual é o maior orgulho da banda nesses 20 anos de estrada?
Durval Lelys: O primeiro CD ao vivo no Rio; o primeiro disco de ouro com o CD COCOBAMBU; a construção da TRIVELA; os 100 anos de carnaval; os personagens. Enfim, muitas coisas boas pra dar orgulho!

V.L.: Como encaram o fato de serem uma das bandas de maior sucesso da música nacional?
Durval Lelys: É gratificante ser reconhecido ao longo desses anos como um dos grandes grupos de música do Brasil. O sucesso é conseqüência de muito profissionalismo e determinação com os nossos objetivos. "Carnavalizar o mundo" sempre foi a nossa meta e já conseguimos isso dentro e fora do nosso país ao longo desses anos. O segredo é alegria, energia, humildade e muito amor no coração!

V.L.: Como foi a participação de Ivete Sangalo nas comemorações?
Durval Lelys: Ivete é nossa irmã, nossa artista maior da música baiana no cenário brasileiro e nossa parceirona em todo o Brasil. Sou fã incondicional dela e é uma honra poder recebê-la na nossa festa. Nós, artistas baianos, temos o carnaval em comum e é por isso que trocamos figurinhas. É sempre bom e necessário, um valorizar o outro. A integração, harmonia e o alto astral é a nossa fórmula do sucesso.

V.L.: Como foi escolher o repertório para este álbum comemorativo?
Durval Lelys: Material é o que não falta em 20 anos de carreira e sucesso. O repertório, é claro, tem tudo que marcou a história da banda, mostrando um pouco da nossa trajetória ao longo desses 20 anos. Grandes hits como "Bota Pra Ferver"," Take it Easy, Qual é?", "Com Amor", "Não Tem Lua", "Cocobambu", "Dia dos Namorados", "Pra Lá de Bragada", "Xô Satanás", "A Dança da Tartaruga", "Manivela", "Dança do Vampiro", "Abalou"", "Simbora" e "Quebra Aê" não poderiam faltar nessa festa!

V.L.: O que mais gostam de fazer durante os shows?
Durval Lelys: O importante é interagir com a galera! Contagiar nosso público com as músicas que fizeram a carreia do Asa chagar onde chegou. Ver a massa "arrear"... O Asa arrea, arrea, arrea!

V.L.: Vocês estão a maior parte do ano em cima de palcos e trios elétricos, como fica a vida pessoal?
Durval Lelys: Em segundo plano nos fins de semana e em primeiro plano durante a semana.

V.L.: Em que música vocês apostam para o hit do carnaval de Salvador?
Durval Lelys: Acho que "Beijo na Boca", de Cláudia Leitte, será o hit desse carnaval. A música já está na boca do povo! Mas a música de Claudinha tem outras concorrentes fortes, como "Cadê Dalila" de Ivete e, é claro, "Dia do Asa"!

V.L.: Você sempre cria personagens quando está próximo ao carnaval, de onde veio essa idéia?
Durval Lelys: É uma parte da minha personalidade. Sou baiano e carnavalesco. A fantasia é a alma do carnaval. Ela existe desde o inicio de tudo e crio meus próprios personagens para curtir o carnaval também como folião!

V.L.: Quais são as surpresas que estão sendo preparadas para o carnaval de 2009?
Durval Lelys: Novidade é o que não pode faltar porque sem criatividade não há evolução. Sempre tem alguma surpresa, mas o principal é que estamos em pleno verão soteropolitano e faremos aquela festa, relembrando os grandes sucessos e cantando os novos também!

V.L.: Que recado vocês querem deixar para a galera que está sempre seguindo os shows de vocês?
Durval Lelys: É isso "aê" galera, chegou à hora! Espero ver todo mundo na avenida, se divertindo com o Zombalino! Muito axé pra vocês!

Postado por: Leisa Ribeiro

Comentários