Durval Lelys desenvolve projetos de arquitetura promovendo o desenvolvimento sustentável


Por Karla Vidal
Com informações da Duma Produções


Bioarquitetura é a iniciativa de construir respeitando a vida e o meio-ambiente. Em tempos em que os danos causados pela ação do homem ao meio ambiente são pauta das principais discussões em variadas esferas da sociedade, profissionais da arquitetura e design de interiores buscam, cada vez mais, elaborar seus projetos dentro de uma perspectiva sustentável, preservando a vida do planeta em seus diversos ecossistemas. Entre estes profissionais, está Durval Lelys, líder da banda Asa de Águia. Embora muitas pessoas não saibam, o artista é arquiteto, formado pela Univerdidade Federal da Bahia.

Com o objetivo de divulgar o conceito da bioarquitetura, baseado na análise cuidadosa de todos os processos das cadeias de produção e construção, aconteceu, no último dia 25, um encontro promovido pelo movimento Arq&Design. Durante o evento, que aconteceu no Projeto Espaço, em Salvador, Durval proferiu a palestra “Materiais e Estratégias Sustentáveis aplicadas a Arquitetura e Design de Interiores”. Na ocasião, o músico apresentou móveis de sua criação, projetados dentro do conceito da Bioarquitetura, construídos com madeira reciclável, vinda de reflorestamento e de sobras de construções.

Nem mesmo o grande sucesso alcançado com o Asa de Águia afastou Durval da prancheta. Sempre atento às tendências, ao longo de sua carreira, o cantor mistura seu lado arquiteto com sua visão empreendedora, criando projetos irreverentes para seus trios elétricos e festas exclusivas da banda Asa de Águia, a exemplo da Trivela, do Asa Beach e do Groove Studio. Além dos projetos, Durval é pintor e retrata paisagens e cenas abstratas em seus quadros. “Como não sobrevivo disso, faço por prazer. Viro o Durvalino Arquitetônico. Tenho tempo de criar, imaginar, projetar e uso os conceitos de vida que a música me proporciona”, revela o cantor.

Músicas baianas dão nome a móveis ecologicamente corretos

As peças criadas por Durval integram três linhas de móveis que receberam nomes de algumas de suas músicas: Cocobambu, Gladiador e Padang. As linhas são produzidas em parceria com a Garimpo do Brasil, empresa que produz móveis a partir da utilização de madeira de demolição que mantem as marcas do tempo, preservando texturas e espessuras que revelam um pouco da história do material reaproveitado.




Durval Lelys foi prestigiado por diversos profissionais da área de arquitetura e decoração. Entre eles estão as arquitetas Cynthia Borja e Márcia Meccia, suas colegas de faculdade que também assinam projetos de decoração para o músico.

O evento que teve como objetivo aprofundar o conceito de sustentabilidade junto aos profissionais de arquitetura e interiores, também contou com a presença do economista e ambientalista Juca Cunha.

Comentários