Sobre o Blog

O blog Só Asa de Águia é uma das ações do Fã-Clube Noronha (Recife/PE), idealizado em 1999 e oficializado em 2001 como um desdobramento do jornal Noronha News.

O jornal Noronha News teve sua primeira edição lançada em 1998,  como iniciativa independente minha, inspirada nas edições do jornal da Central de Atendimento aos Fã-Clubes do Asa de Águia (CAFA). Na época eu tinha entre 15 e 16 anos e estava iniciando os cursos técnicos em computação gráfica (como eram chamados os cursos de comunicação visual).

A primeira edição do Noronha News.

Não sabia muito, mas tinha uma vontade imensa de aprender. Essa vontade junto com todo o carinho de fã que trazia comigo desde 1993, quando comprei meu primeiro vinil do Asa de Águia, foi a mola propulsora de tudo. O jornal da Central de Fãs do Asa era enviado a todos os fã-clubes e publicava notícias em geral sobre o Asa de Águia. Era editado pela Viviane Noguerol e impresso em gráfica (claro!). Eu adorava receber! Por sua vez, o Noronha News foi uma iniciativa beeeem mais modesta. Criado para ser distribuído em forma de gift, era editado por mim, tinha um projeto gráfico bem precário (apesar de todo o meu esforço) e era enviado para os meus amigos fãs do Asa. Foi quando percebi que a produção da banda precisava saber da minha humilde iniciativa e começei a enviar o Noronha News também para a Duma, produtora do Asa.

Nas edições do Noronha News inicialmente publiquei informações sobre os shows, micaretas e ações dos fãs do Asa do estado de Pernambuco. Em seguida, com uma rede de amigos já estabelecida, passei a publicar informações sobre a banda que chegavam a mim dos quatro cantos do país.

Noronha News em Novembro de 2003
As edições impressas do Noronha News eram produzidas de forma doméstica e quando a demanda cresceu, o gasto também aumentou, e muito. Estudante, sem grana, decidi montar as edições de forma digital e enviá-las por email para a galera. Era mais barato e funcionava bem. Depois de um certo tempo, estudando e fuçando as ferramentas, montei um site chamado Noronha Online onde disponibilizava as edições do Noronha News e mais uma série de materiais sobre o Asa de Águia. Hospedado em um serviço gratuito, o site saiu do ar quando o serviço de hospedagem (HPG) foi comprado pelo portal IG: que deixou de oferecer hospedagem gratuita. Não lembro exatamente, mas acho que aconteceu em 2005 ou 2006.

Versão de 2004 do site Noronha Online

Entre 2006 e 2008 uma série de mudanças aconteceram em minha vida e as ações do Noronha tiveram que ser deixadas um pouco de lado, até quando eu conseguisse por ordem na coisa toda. Mesmo assim, ainda busquei não deixa o trabalho morrer e lancei alguma ações isoladas como as edições formato drops do Noronha News.

Novo layout em Dezembro de 2005

Noronha News edição tipo drops.
Tela do site Noronha Online em 2006.

Em 2008, já com a vida mais organizada, decidi retomar os trabalhos concentrando meus esforços em uma nova ferramenta: um blog.

Comunicado informando sobre o lançamento do blog.

O blog facilitou os trabalhos de atualização e a interação com os visitantes. Nesse espaço começei a publicar notícias, opiniões, fotos e vídeos. Tudo isso com a possibilidade de receber os comentários da galera. Outra vantagem era poder enviar as postagens automaticamente para os email das pessoas cadastradas.


Primeiro topo do blog Só Asa de Águia

A idéia do blog é publicar e abrir espaço para todo tipo de conteúdo relacionado ao trabalho da banda Asa de Águia. E nesse trabalho já estamos há mais de 3 anos no ar com quase 40 mil acessos e mais de 2.000 exibições de página por mês. É um trabalho desenvolvido com muito carinho e que me dá um orgulho danado.

E esse é um resumão da minha história com o Asa e com o blog. Nesse resumo o correto seria, assim como em um hipertexto, haver uma série de janelinhas que se abririam narrando uma infinidades de situações legais que aconteceram ao longo destes anos todos. Mas, não teria hipertexto que garantisse isso, o mais apropriado seria um livro, e dos grandes. Quem sabe um dia, não é?

Um grande abraço a todos.
Karla Vidal

Comentários